Assembleia Legislativa aprova reajuste de 10,6% para o Piso Salarial Regional

Redação do Diário

Assembleia Legislativa aprova reajuste de 10,6% para o Piso Salarial Regional
Foto: Joaquim Moura (Assembleia Legislativa/ Divulgação)

Em uma sessão extraordinária, nesta terça-feira (20), os deputados aprovaram 16 das 48 matérias que integram a última Ordem do Dia de 2022.

Entre as matérias que foram apreciadas na primeira parte da sessão, durante a manhã,.estava o PL 232/2022, que reajusta o valor do Piso Salarial Regional para 2023. A proposta foi aprovada por 48 votos favoráveis e três contrários.

O projeto original previa um reajuste 7,7%. No entanto, emenda apresentada pelo líder do governo, deputado Mateus Wesp (PSDB), a partir de negociação com os partidos de oposição e centrais sindicais, elevou o percentual para 10,6%.

– Não era o que queríamos e nem o que o governo pretendia. Mas foi o ponto médio que conseguimos atingir. Isso repõe, parcialmente, as perdas inflacionárias, que chegam a 15,58% só no atual governo – afirmou o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT).

O deputado Fábio Ostermann (Novo), criticou o projeto, argumentando que “melhoria salarial não se faz com canetaço, mas pela elevação da qualidade da educação, da poupança do país e da desburocratização”. Ao anunciar voto contrário, ele afirmou que a adoção do piso regional reduz a competitividade das empresas e enfraquece o mercado formal.

Outros projetos

Os deputados aprovaram ainda o PL 231/2022, do Executivo, que institui o Selo Em Frente, Mulher, e o PLC 230/2022, também do governo, que possibilita a suspensão do Programa Fomentar/RS no período em que o contribuinte optar pelo Fundo Operação Empresa (Fundopem). Ainda receberam o aval dos deputados o PL 233/2022, que altera a Lei 8.820, de 27 de janeiro de 1989, que institui o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias, e o PLC 235/2022, que dispõem sobre a suspensão dos prazos para interposição de recursos em processos administrativos e disciplinares da administração pública, entre 20 de dezembro e 20 de janeiro. Ambas as propostas foram apresentadas pelo Poder Executivo.

Foram aprovados também cinco projetos de lei, do governo do Estado, autorizando o Daer a transferir a titularidades de trechos de rodovias gaúchas a municípios (PLs 54/2022, 57/2022, 241/2022, 242/2022 e 243/2022 ) e um projeto do Poder Judiciário autorizando a doação de imóvel para o município de Lagoa Vermelha (PL 213/2022). A última matéria apreciada antes do encerramento da sessão extraordinária foi o PL 243/2020, de autoria da deputada Fran Somensi (Republicanos), que institui a Política Estadual para Diagnóstico Precoce e Tratamento da Psoríase na Rede de Atenção à Saúde.

As votações serão retomadas a partir das 14h. O primeiro projeto a ser apreciado deverá ser o PL 171/2021, do deputado Sergio Peres (Republicanos), que altera a lei que institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no RS. Veja aqui a Ordem do Dia completa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois homens são presos suspeitos de participarem da morte de empresário em Santa Maria Anterior

Dois homens são presos suspeitos de participarem da morte de empresário em Santa Maria

Quanto custa estacionar no centro de Santa Maria? Próximo

Quanto custa estacionar no centro de Santa Maria?

Geral